Challah, o pão judaico

challah9

As receitas de pão vem sempre acompanhadas de rituais religiosos. Sempre foi um alimento sagrado em diversas culturas e com a challah não é diferente. Super tradicional na mesa judaica, ela é tradicionalmente preparada para o shabat (sábado – dia do descanso) nas sextas-feiras à noite e em outros feriados judaicos. No rosh hashana (ano novo judaico), por exemplo, ela é trançada e redonda.

A challah normalmente é trançada com 6 pontas. Algo difícil até pra mim que já tenho uma certa intimidade com a cozinha. Vocês podem fazer uma trança normal com 3 pontas, mas vou te dar uma dica bem legal para conseguir fazer com 6. Depois de alguma prática fica fácil 🙂

challah12

A challah é sem sombra de dúvidas um pão que agrada qualquer pessoa! Crocante por fora e super úmida, macia e levemente adocicada por dentro. Vai bem com manteiga, geléia, e queijo cremoso. Mas confesso que amo challah com hummus (já aprendemos a fazer aqui!). Uma ótima ideia também é, depois de alguns dias, fatiar e preparar uma french toast (que já ensinamos aqui também). É imbatível! Melhor pão pra french toast!!

challah13

E vou dar só mais uma dica: o melhor jeito pra comer é com as mãos mesmo, sem precisar cortar com a faca, e ir puxando as bolinhas que ficam da trança.

challah1

Vamos a receita?

Ingredientes:

(rende 2 challahs médias ou 1 bem grande)

– 10g de fermente biológico para pão seco

– 1 xic de água morna

– 1/2 xic de açúcar

– 4 + 1/2 xic de farinha de trigo

– 2 ovos

– 2 colheres de sopa de óleo de canola

– 4 colheres de chá de iogurte natural

– 5 colheres de chá de manteiga sem sal

Para pincelar:

– 1 gema

– 2 colheres de chá de mel

– 1 colher de chá de azeite

– Sementes de papoula para decorar (se não encontrar papoula, pode substituir por gergelim)

challah2

1. Em um bowl misture o fermento, a água morna e o açúcar. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em local seco por mais ou menos 15 minutos ou até formar uma espuma (como a da foto).

2. Em outro bowl grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio para colocar o fermento diluído. Em seguida acrescente os ovos, o óleo, a manteiga e o iogurte. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por mais ou menos 1 hora ou até dobrar de volume.

ATENÇÃO: tenho uma super batedeira com um gancho de sovar pão. Por isso, fiz todo esse processo nela. Mas quem não tiver pode fazer com a mão sem problemas. Terá o mesmo resultado.

challah3

3. Em uma superfície limpa, espalhe um pouco de farinha de trigo e divida a massa em 2 partes. Em seguida, pegue uma das metades e divida novamente ao meio. Cada metade deve ser dividida novamente em 3 partes, somando 6 bolinhas ao todo.

4. Faça rolinhos compridos com cada bolinha, totalizando 6. Em seguida, una as pontas dos 6 rolos.

challah0

challah4

5. Agora vamos começar a trançar. Muita calma nessa hora! Eu vi diversos vídeos no youtube até entender como trançar um pão com 6 pontas! E confesso que a primeira vez que eu fiz foi um desastre. Refiz diversas vezes até acertar. Esse vídeo abaixo foi o que mais explicou pausadamente e que consegui entender. Recomendo!

Depois que tu faz pela terceira ou quarta vez fica bem fácil!

challah5

6. Trance os rolos até o fim e aperte a outra extremidade. Cubra as tranças com pano de prato limpo e deixe crescer por mais 30 minutos.

7. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare duas fôrmas grandes com papel manteiga embaixo e acomode a challah.

challah6

8. Em um recipiente misture a gema, o mel e o azeite. Depois que os pães crescerem, pincele cada um com essa mistura e em seguida polvilhe com as sementes de papoula.

challah7

9. Asse por aproximadamente 35-40 minutos ou até que as bolinhas da trança estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar por 1 minuto. Eu sugiro comer ela morna, pois fica uma delícia!

challah8

challah10

challah11

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

7 pensamentos sobre “Challah, o pão judaico

  1. Ina Conrado disse:

    Fê que pão lindo, parece delicioso!
    Essa batedeira é nova? Meu sonho de consumo MASTER, hehe…
    Sabe me dizer onde encontro semente de papoula em POA?
    Beijos!

    • blogquintal disse:

      Oi Ina! Esse pão é sensacional!
      Simmmm, essa batedeira ganhei da minha cunhada 😉 Era dela e agora adorna minha cozinha!!
      As sementes de papoula eu comprei em montreal, pois nunca encontro aqui 😦 Mas pode usar gergelim que fica delicioso igual!!
      Bjs

      • Ina Conrado disse:

        Que cunhada generosa, invejinha branca de uma cunhada assim, hehe… Parabéns pelo presente, isso não é presente que se ganha de cunhada e sim de irmã 🙂 Você merece, não tenho dúvida do quanto será bem usada estando nas tuas mãos 😉
        Faça uma resenha da bichinha, se realmente vale todas as dilmas investidas, hehe…
        Beijos!

      • blogquintal disse:

        hehehe, ela comprou uma professional e acabou me dando essa que ela usou um tempão! Presente suuper fino e que está sendo muito usado 😉
        Valeu a dica de pauta!
        bjs

  2. pão lindo e QUE FOTOS LINDAS, fe!
    cada dia mais lindo este quintal ❤

  3. Leticia Almeida disse:

    Que fotos lindas! Vou fazer com certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: