Feiras Orgânicas

Um dos programas mais legais de final de semana pra mim é ir na feira! Sábado bem cedinho eu saio voando as tranças bem feliz e faceira. Levo uma ou duas sacolas de pano e meus R$50 (sim, tenho um orçamento de no máximo R$50 por final de semana). Geralmente compro todos os vegetais legumes, frutas, ovos e sucos que vamos precisar pra semana.

E quer saber o mais legal de tudo? O mais legal é comprar diretamente das pessoas. Se a gente tem o costume de só ir no supermercado, com o tempo se perde o contato com quem planta e produz a nossa comida. Dificilmente vemos o rosto de alguém que não é a caixa mau humorada no final…Na feira é diferente! A gente compra das pessoas que plantam a nossa comida, compramos os alimentos que estão safra, frescos e recém colhidos. Alimentos orgânicos, além de fazerem bem pro nosso organismo, tem um manejo equilibrado e sem químicos para o controle de pragas, preservando e não contaminando o solo. E ainda fomentam a agricultura familiar, dando incentivo para que as pessoas continuem vivendo da terra. Quer coisa melhor do que isso?

orga1

É caro? Sim, é mais caro que comprar no supermercado alimentos com agrotóxicos, mas estamos comprando alimentos que não usam nenhum aditivo químico para crescer e se desenvolver, além de não pagarmos por nenhum atravessador no meio do caminho. Pagamos direto para o produtor. E eu acho que vale a pena gastar um pouco a mais por isso.

orga2

orga3

Porto Alegre é uma cidade super bem servida de feirinhas orgânicas. Dá um super orgulhinho!

Eu costumo ir na Feira da Redenção (FAE) e na do Menino Deus. A da Redenção tem que chegar beeem cedo se não tu não consegue caminhar de tanta gente. É super completa! Tu vai encontrar tudo por lá, até queijo de cabra 😉 E também é a mais famosa e mais cheia de todas. A do Menino Deus é mais compacta e tranquila. As vezes preciso fazer a feira com mais rapidez e lá é sempre bom pra isso. Em 10 minutinhos eu consigo resolver as compras e o bom é que tem estacionamento dentro (e ainda é grátis).

Que tal incluir a feira no teu roteiro de final de semana?

Aí vão as feiras de POA:

orga5

orga6

orga7

Anúncios
Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Feiras Orgânicas

  1. Tiane disse:

    Bah!!! Tu é gaúcha!!!! Quer dizer, não sei se és gaúcha mas mora em Porto Alegre!! Que tri! Tô encantada com teu blog, olhando postagem por postagem e descubro agora, o que já desconfiava, pois escreveste “tu” algumas vezes. Que legal!
    Meu namorado e eu também preferimos alimentos orgânicos. Estou morando há menos de dois meses, num sítio, em Maquiné, e quando morávamos em Porto Alegre também gostávamos muito de ir na feirinha de sábado da Redenção, apesar que não íamos com muita frequência porque o Leonardo trabalha em Caxias e lá tem a Fruteira Ecológica, de onde ele sempre trazia produtos orgânicos.
    Temos nosso sítio há mais de três anos e ficamos muito decepcionados com a produção local. Maquiné é a capital verde, por ser uma grande produtora de verduras, mas esta fama está banhada de veneno. Ao andar por aqui, passamos por várias plantações e quase sempre tem alguém tacando-lhe veneno nas verdinhas. Que decepção! Finalmente, descobrimos que às terças e sábados tem feirinha no centro da cidade e uma banquinha é orgânica. Fomos lá na terça passada e conversamos com os donos. Muito legal! Compramos banana, brócolis, alho-poró, mamão, batata-doce. Sabe, que pesquisei antes, onde teria feira orgânica na região e não é fácil encontrar esta informação na internet. Muito boa a tua iniciativa de divulgar isso. Eu cheguei a compartilhar no Face, uma vez que uma amiga publicou sobre as feirinhas em PoA. Quanto mais informação, melhor, né? Parabéns pelo blog! Vou continuar passeando por ele, depois de cortar a grama um pouco. Abraços!

    • blogquintal disse:

      Oi Tiane! Que bacana!!
      Muito obrigada pelos elogios. Faço o quintal com todo o amor 😉
      E parabéns pela escolha de consumirem produtos sem veneno. Com certeza essa é a melhor herança que tu pode deixar pra tua saúde!
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: