Bolo de amêndoas (com a massa do leite de amêndoas)

3

Como prometido ta aí a receita do bolo de amêndoa com o resíduo/massa que sobrou da nossa produção do leite de ontem.

Essa massa é riquíssima em nutrientes e não dá pra desperdiçar (não joguem fora). Eu uso ela como base do bolo e com isso acabo usando bem menos farinha. O resultado? Ela deixa o bolo muito mais molhadinho e fofinho.

2

Ingredientes

– 2 ovos

– 50ml de óleo de canola ou girassol

– 1/2 xic de açúcar demerara ou mascavo

– 1 banana amassada

– 1 xícara de massa de amêndoas (aquele resíduo do leite)

– 1 xícara de farinha de trigo integral (se quiser pode usar farinha branca também)

– 1 pitada de sal

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó para bolo

Pré-aqueça o forno a 200˚C.
Unte e enfarinhe uma forma pequena (eu usei uma de silicone que não precisa untar nem enfarinhar, mas se tu usar uma forma de alumínio tem que untar).
Em um bowl médio misture a farinha de trigo integral, a massa de amêndoas, o açúcar, o sal e o fermento. Reserve.
Em um outro bowl, coloque os ovos e bata com um fouet. Junte o óleo, a banana e bata até ficar liso e bem misturado. Acrescente  o bowl das farinhas e mexa bem com uma colher de pau.
Despeje na forma e dê algumas batidinhas no fundo para assentar a massa. Leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos.  Tire do forno e espere 5 minutos para desenformar.

1

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , ,

28 pensamentos sobre “Bolo de amêndoas (com a massa do leite de amêndoas)

  1. Clau disse:

    nossa! ficou lindo! e com certeza uma delíciaaa! sem falar nas vitaminas! ótima pedida para Páscoa, né não? bj clau

  2. Stela disse:

    Fê, acabei de fazer o leite e o bolo, tá no forno, se der certo mais tarde te marco no instagran.
    Bjinho!

  3. Stela disse:

    Oi Fê! Meu namorado e eu somos todos naturebas, então resolvi dar uma mudada na sua receita, como a banana já é uma fruta bem docinha, eu coloquei um pouco a mais e fiz uma versão sem adição de açúcar e sem glutén, pus a receita no instagram. Ficou realmente muito bom, não ficar docinho como na original, mas não fica sem doce, até me suspreendi. Bjs!!!!

  4. Sabrina disse:

    Olá! Adorei o blog, as fotos são lindas. Mas minha primeira experiência com essa receita foi um tanto desastrosa. O bolo da foto não foi feito com farinha integral, né? Acho que falta alguma informação, tipo a forma deve ser bem específica, porque usei uma forma de 20cm e não cresceu nada. Estranhei pq a medida em regra de fermento é de uma colher de sopa e aí diz colher de sobremesa, não será isso?

    • blogquintal disse:

      Oi Sabrina,

      antes de postar a receita eu testei com farinha integral e farinha branca. Funciona com os dois. O que eu gosto de fazer é colocar metade de cada um, pois a farinha branca sempre dá mais leveza ao bolo. A quantidade de fermento está correta. Eu coloco sempre uma colher de sobremesa bem cheia e ele cresce. A forma que usei é de silicone com 20cm. Tu usou a massa de amêndoa bem drenada? De repente tenta fazer com farinha branca para ver a diferença. Depois me conta como ficou!
      Bjs

  5. Cinthia disse:

    Poxa, o meu tbm não cresceu naddaaaa……o resíduo nao estava beeeem drenado, estava um pouco molhadinho, será q foi isso? Vou tentar novamente….

    • blogquintal disse:

      Oi Cinthia,
      o resíduo da amêndoa tem que estar bem drenado, se transformando em uma farinha mesmo. Claro que ele vai ficar um pouco úmido, mas ao tocar ele deve se esfarelar na mão.

  6. Eu fiz a receita e ficou muito bom! Usei farinha de trigo branca que já tem fermento, e não adicionei mais fermento. A massa cresceu e ficou fofinha. Adorei.
    Gostaria de saber se tem alguma opção pra substituir os ovos e tornar o bolo vegano.

    Obrigada!

    • blogquintal disse:

      Que lindo!!
      Putz, não sou tão entendida para te dar essa dica…mas os ovos ajudam a dar liga e a crescer. talvez adicionando um pouco mais de fermento e algo líquido (pode ser leite de amendoas) funcione 😉

      Bjs

  7. Ana Beatriz disse:

    Fiz e ficou uma delícia. Estou fazendo novamente hoje colocando mais bananas e diminuindo o açúcar. Receita recomendadíssima!

  8. lari disse:

    O bolo é uma delicia é super prático! Eu já fiz várias vezes. Fica bom com canela e mel (e aí coloque menos açúcar). Ah é um dia q eu estava sem banana, coloquei uma batata doce cozida no lugar e ficou ótimo! Rsrs

  9. Debora Souza disse:

    Será que posso usar outra farinha, como a farinha de arroz? Beijos e obrigada pela receita!

    • blogquintal disse:

      Oi Débora!
      A farinha de arroz não tem as mesmas propriedades. Nunca testei com ela, mas acho que não funciona. O ideal é usar farinha de coco ou alguma farinha de nuts 🙂

      Bjs

      • Debora Souza disse:

        Muito obrigada!!! Vou me programar para fazer o leite e depois o bolo com a farinha de coco e te dou um retorno!!!! Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos

  10. Cintia disse:

    Fica perfeito, grata por compartilhar conoscoCinti

  11. Elaine Rodrigues disse:

    Olha o meu virou um tijolo, não cresceu nada e ficou super pesado. Eu segui a receita, a massa de amêndoas estava bem sequinha, esfarelando na mão, não sei o que aconteceu. Mas virou um tijolo.

  12. Thyeska disse:

    Fiz e ficou ótimo. Mas como não tinha banana fiz com um purê de maçã. Ficou ótimo e como adoro uma gordice, ainda fiz uma caldinho com leite de amendoas e geleia de blueberry. Até meu namorado, que é super chato, comeu. Vlw pela dica.

  13. Karine disse:

    Oie…. Lindíssimo seu bolo, vou testar agora mesmo. Mas fiquei tão curiosa quanto outra leitora em saber se esse bolo da foto aí foi feito com a farinha de trigo integral ou farinha branca. A aparência não parece de farinha integral, você poderia dizer? Obrigada, estava precisando muito de uma receita assim.. Da uma pena o desperdício da amêndoa tão cara! Bjokas e parabéns pelo blog! :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: