Leite de Amêndoas

1

Hoje iniciamos nossa aventura pela cozinha natural, preparando comida de verdade, saudável e funcional. Acredito que, assim como eu, vocês vão se surpreender com os sabores, com a cores e a diversidade de coisas MEGA saudáveis que a gente vai fazer.

Logo que eu comecei minha reeducação alimentar a primeira coisa que a minha nutri cortou do meu dia a dia foi o leite de vaca. Isso porque o leite de vaca é muito prejudicial para quem tem alergias. Eu sempre tive muita rinite e ultimamente vinha tendo muitas crises, vivia espirrando e com o nariz entupido. Eliminar o leite de vaca me ajudou muito com a rinite. Praticamente não tenho mais crises.

7

Agora pasmem: EU TOMAVA MUITO LEITE! Era tipo o meu alimento. Amava tudo que tinha leite e seus derivados. Mas eu tava tão determinada que não me abalei e segui em frente. Achei que fosse sentir muita falta, mas me surpreendi com outras opções que fui incluindo no meu cardápio que nem me faziam lembrar do leitinho de vaca de todo dia. Uma delas foram os leites vegetais.

2

Hoje vou ensinar como fazer o seu próprio leite de nuts em casa. Tem algumas opções no supermercado, mas acho tão caro que só compro quando realmente não vou ter tempo de fazer. Quase R$ 15,00 por 1 litrinho! É mole? Normalmente o que eu encontro é leite de arroz ou leite de amêndoa.

Vocês podem fazer com a nut que quiserem: amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, macadâmia, avelã, nozes e por aí vai. Escolha a semente que tu mais gosta e manda ver!

3

Ingredientes:

– 100g de amêndoas (deixar de molho em água por no mínimo 2 horas ou da noite pro dia)

– 400ml de água de coco (também podem fazer com água normal, mas a água de coco hidrata muito mais)

– 1 pitada de sal rosa

– 1 colher de sobremesa de uvas passas (deixar de molho em água por 2 horas)

– 1 pedaço de tecido para coar (eu uso voal ou um tecido chamado “volta ao mundo”, que tem microfurinhos)

– 1 garrafa de vidro bem limpa e com tampa de rosca

4

Retire as amêndoas de molho, jogue a água fora e lave as sementes rapidamente (passe um jato de água fria nelas). Faça o mesmo com as uvas passas.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por pelo menos 2 minutos inteiros ou até que tudo estiver bem diluído e triturado. Coe o leite com o tecido e vá apertando com a mão e os dedos para sair todo o leite. A massa de amêndoa que vai sobrar é rica em nutrientes e pode ser usada para fazer pães, bolos e pastinhas para passar no pão (guardem essa massa que vou ensinar a fazer um bolo delicioso de amêndoa).

5

6

Transfira do leite para a garrafa de vidro. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 4/5 dias.

Segundo a minha nutricionista (Juliana Rocha), o leite de nuts além de ter gorduras do bem, dão saciedade a um lanche da tarde ou café da manhã. E super importante: não oferece agentes contaminantes nem alergênicos como é o caso do leite de vaca pasteurizado. Um ótimo aliado pro nosso dia a dia.

Dica: bato o leite + cacau + 1 banana e fica simplesmente MARAVILHOSO! Geralmente uso para bater com frutas e fazer vitaminas.

8

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

13 pensamentos sobre “Leite de Amêndoas

  1. Debora disse:

    Pois é… eventualmente mudanças de hábitos são necessárias! Estou adorando essa nova fase do blog.
    Você se importaria em passar o contato da nutricionista?

  2. […] Como prometido ta aí a receita do bolo de amêndoa com o resíduo/massa que sobrou da nossa produção do leite de ontem. […]

  3. Pin disse:

    Oi Fêr,

    Como sempre, fantástico o blog!!
    Onde tu compra esse tecido para coar o leite de amêndoas?

    Bjo Pin

  4. Giovana disse:

    Fe!
    Me conta. Esse leite faz espuminha pra preparar um latte, por exemplo?
    Beijocas.

  5. Stela disse:

    Oi Fê!
    Hoje eu fiz um café com leite de amêndoas, adorei. Eu sou mineira, adoro um cafezinho com leite, hehehehe.
    Eu fiz com água mesmo, só que coloquei 500 ml, ficou com a consistência ótima. Eu não achei um tecido bom pra coar, então coei eu uma peneira de bem fininha, não sei como fica com o pano, mas deu super certo o meu, é só dar uma sacudida no vidro pra dar uma misturada em algum resíduo que tenha repousado.
    Bjinho!

  6. Kênia disse:

    Estou super curtindo seu blog! Estou também procurando uma alimentação mais saudável, nutritiva e que mantenha o sabor, as cores…fiz hj esse leite de amêndoas e confesso que me surpreendi com o sabor e a textura. Menina, que demais!!! Vou aproveitar a massa e fazer o bolo que vc sugere e indo um pouco mais além, um quibe vegetariano.
    Abração!

  7. kell disse:

    eu faço de soja mas nunca bebi o leite que faço pq uso para fazer o queijo de soja. parece ricota eu gosto muito e não sou vegetariana. é otimo como aperitivo tb. e não é amargo como muita gente fala. pelo ao menos o que faço não. adorei a ideia do leite nuts mas não gosto de uva passas pode fazer sem ? o pq da uva passa junto ? abçs obrg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: