Tapioca

4

Eu tenho amigas lindas e super ligadas na alimentação! A Rê é minha fonte de dicas de comidinhas saudáveis e saborosas. Semana passada a gente tava conversando no whats app sobre a tapioca. Essa iguaria indigena tá conquistando cada vez mais a mesa de quem quer comer bem e saudável. A tapioca é um carboidrato que não tem glúten, leve, e um belo substituto para o pão. É super fácil de fazer e fica bom com qualquer recheio.

Tem algumas formas de fazer tapioca. Dá pra comprar a farinha pronta, ou seja, já hidratada. Ela vem congelada e deve ser mantida na geladeira. A outra opção é a farinha de tapioca seca que dá um pouco mais de trabalho, pois tem que hidratar. Eu comprei a farinha pronta. Pra que passar trabalho, né? Encontrei na Mundo Verde.

 1

Para a massa já hidratada:

– Farinha de tapioca hidratada

Em uma frigideira antiaderente coloque 4 colheres de sopa da farinha, espalhe com a colher formando um disco (tipo panqueca). Ligue o fogo bem baixinho e deixe ela cozinhar. Quando a farinha tiver se grudado e formado uma panquequinha, vire a massa para cozinhar do outro lado. Nesse momento já podemos rechear e dobrar como se fosse um crepe.

2

Para a massa seca:

– Farinha de tapioca seca

– Água

Em um refratário, misture a farinha e a água. A água deve tapar a farinha e deixar mais 2 dedos de água acima dela. Deixe reservado da noite para o outro dia. No outro dia, retire a farinha hidratada do recipiente e com uma peneira vá ralando a massa. A farinha hidratada que vai sair na peneira já pode ser usada conforme a receita acima.

Recheios: Dá pra fazer de tudo!

– Para tapiocas salgadas, dá pra rechear com: ovos mexidos, peito de peru e queijo magro, queijo minas com vegetais, etc.

– Para tapiocas doces, dá pra rechear com: banana com canela, frutas em geral, nutella (pra quem não tiver preocupada com a dieta), e por aí vai!

3

Essa que eu fiz o recheio era: queijo minas, tomate cereja e manjericão. Uma delícia!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

8 pensamentos sobre “Tapioca

  1. Ju Goulart disse:

    Eu tb estou fã da tapioca! Compro a farinha já hidratada no Zaffari. Já testei com vários recheios e o preferido até agora foi frango desfiado com queijo quark e mostarda, super saudável e delícia! Beijo

  2. Adriana disse:

    Oi! Essa farinha seca é tipo da Yoki?

    Eu comprei farinha de tapioca (vi só depois no verso da embalagem falando que não era para frigideira). Eu tentei fazer do modo que vc descreveu, hidratando com água. Mas não passou nada na peneira (rs).. Aí amasse a massa com a mão mesmo e fritei. Mas não sei é é isso mesmo, sabe?

    • blogquintal disse:

      Oi Adriana,

      a farinha da yoki deve ser hidratada sim. Normalmente da noite pro dia e depois peneirar na frigideira. Não tenho tanta experiência com a tapioca, por isso prefiro comprar a já hidratada 😉

  3. kalesca disse:

    Adriana aqui no nordeste nós consumimos muita tapioca então já usei de vários modos, vc pode colocar em um recipiente com tampa e colocar bastante água, até que ela fique submersa em água tampe e coloque na geladeira, pode deixar de um dia para o outro, no outro dia ela vai estar bem hidratada, então vc descarta a água e com um pano de prato limpo pressiona sobre a goma hidratada para retirar o excesso de água, depois disso é só passar na peneira( vc pode dá uma esfarelada com as mãos antes pra facilitar) e vai estar pronta pra ir pra frigideira antiaderente(tb funciona com frigideira de ferro).

    Espero que tenha ajudado.

  4. Dri disse:

    Até que enfim alguém que me explicou com clareza sobre tapioca com farinha de tapioca. Nos outros lugares só ensinam com polvilho e eu á havia comprado a farinha.
    Obrigada por compartilhar conosco!

  5. Andreia disse:

    Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: