Na Estante – Meus livros de gastronomia favoritos do momento

1

panelinha

Panelinha: receitas que funcionam, Rita Lobo

Eu acompanho o site Panelinha há pelo menos uns 7 anos e esse ano ele tá completando 10. Dia desses a Rita Lobo anunciou que estavam procurando pessoas para trabalhar no site só testando receitas. Por muito…mas muito pouco não larguei toda a minha vida pra me mandar pra SP 😉 O livro é um compilado de tudo que a Rita ensinou no site. O bacana é que ele é cheio de dicas, como, por exemplo, todos os tempos de cozimento de um ovo (como faz pra ter um ovo com clara dura e gema mole?) além de clássicos revisitados com esses ingredientes como a cocote. Saladas, sopas, risotos, sobremesas e muito mais. Já tenho o livro há uns 3 anos, mas ele segue sendo muito usado diariamente pra consultas.

segunda

Segunda sem Carne, Paul, Stella e Mary Mc Cartney

O movimento Meat Free Monday está crescendo muito pelo mundo. Tem alguns restaurantes aqui de POA que já aderiram e nas segundas oferecem opções de pratos vegetarianos. A proposta é bem razoável: ficar 1 dia da semana sem comer carne e com isso atenuar as mudanças climáticas ocasionadas pela criação de animais de corte. Nutricionalmente falando não precisamos comer carne todo o santo dia e muitas vezes não paramos para pensar nisso. Existe uma infinidade de combinações e pratos deliciosos sem nenhuma carne. O livro “Segunda sem carne” vem mostrar que é possível montar um cardápio de um dia inteirinho mega delícia e sem ingestão de proteína animal. É organizado por uma nutricionista (Annie Rigg), mas conta com o prefácio da Família Mc Cartney, super defensora do vegetarianismo. É tudo organizado por dia e estações do ano. Receitas desde o café da manhã, até a ceia. Tem sobremesa e até dicas de almoço rápido que eles chamam de “almoço para viagem”. As receitas são dicas de várias personalidades que aderiram a campanha , além dos pratos favoritos do Paul, da Stella e da Mary Mc Cartney.

jamie

Jamie Viaja, Jamie Oliver

Ai gente, eu tipo AMO o Jamie Oliver, ok? Uma paixão assim, sem precedentes! Esse é o melhor livro dele, na minha opinião (que me desculpem os que amam os 30 e 15 minutos. Também gosto, mas não superam esse). Nesse livro o Jamie mostra a versão dele dos pratos mais clássicos de várias regiões que eu amo. Itália, Suécia, Marrocos, Grécia, Espanha e França. As fotos são incríveis como todas dos livros dele e dá vontade de comer tudo! Já tenho pelo menos umas 5 receitas que tão super na lista pro blog J E o melhor: comprei com 50% de desconto!

nigella

Na Cozinha com Nigella, Nigella Lawson

Não preciso nem dizer que a Nigella é a musa master na cozinha de 9 entre 10 mulheres, né? Ela é uma mulher que gosta de comer (coisa rara hoje em dia) e eu mega me identifico! Nigella não é uma chef, ela é uma cozinheira de mão cheia, adora atalhos e tudo que simplifique a sua cozinha. Talvez o que eu mais goste nela é esse ar de casa, de quem faz almoços de domingo pra família, de uma mama italiana que ama os seus, através da cozinha, apesar de ser inglesa (falando nisso, ela tá com uma programa sensacional de cozinha italiana, chamado Nigelíssima, no GNT).

Mas falando um pouquinho do livro, esse é o mais recente lançado e Nigella veio especialmente ao Brasil para promove-lo. É a tradução do original “Nigella Kitchen: Recipes from the heart of the home”. Enorme com mais de 500 páginas e cheio de fotos lindas. O livro te responde em receitas algumas dúvidas clássicas do dia a dia: o que fazer de janta para filhos pequenos? Como fazer um almoço rápido no meio da semana? Como improvisar um petisco para os amigos em minutos? Cheio de toques pessoais e histórias de família da Nigella, as receitas ficam super gostosas de ler e de fazer.

ducasse

Natural Sobremesas: Simples, Saudável e Saboroso, Alain Ducasse

Minha mais recente aquisição, da lenda da cozinha contemporânea, Alain Ducasse. Esse livro foi feito em parceria com uma nutricionista e todos os doces tem redução de açúcar e gordura, sem perder a graça e o sabor. Além de nos relembrar que fruta sim pode se transformar em uma sobremesa deliciosa e nada sem graça.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , ,

8 pensamentos sobre “Na Estante – Meus livros de gastronomia favoritos do momento

  1. Muriel disse:

    Amei esse post, demais!!!!!!

  2. Rosangela disse:

    Vem pra Sampa !!! vamos te receber de braços abertos !!!

  3. Livia Araujo disse:

    veja só, ontem estava olhando meus livros do jamie e pensando que, não adianta, o jamie viaja é o melhor de todos! não conhecia esse do alain ducasse, vou comprar! (venho acompanhando o blog há uns 2 meses e adorando!)

  4. Amiga, sabe q apesar de ter vários livros do Jamie e um da Nigella, nunca faço receitas deles? Num sei , não… Agora as da Rita, ah, sempre! O Cozinha de Estar também é maravilhoso, adoro! Mas ando numa fase de Martha Stewart e receitas das amigas do Cucinetta e Technicolor Kitchen!!!

  5. Joana Prada Silvério disse:

    Desde que descobri esse blog, passo sempre por aqui. Depois do post sobre como usar o moedor de pimenta, não achei que fosse me surpreender tão rapidamente com outro post simples e super útil. AMEI!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: