Barrinhas de Cereal Saudáveis

3

A gente já tá cansado de saber que grande parte dos produtos processados e industrializados acabam levando muito sal, açúcar e aditivos sintéticos. Mesmo aqueles que “parecem” saudáveis disfarçam alguns componentes que no final de tudo é açúcar ou sal.

Minha mãe é engenheira de alimentos e desde sempre eu soube que a lista de ingredientes que aparece nas embalagens dos alimentos é apresentada de forma decrescente, ou seja, o primeiro ítem que aparece na lista é o que tem em maior concentração naquele alimento. Por exemplo, se o primeiro ítem é açúcar, isso quer dizer que o que mais tem naquele alimento é açúcar e somente depois vem o resto.

4

Pro desespero geral, muitas barrinhas de cereal vendidas no Brasil são muito piores, nutricionalmente falando, do que qualquer outro doce comum. Muitas delas tem açúcar como primeiro ou segundo ingredientes (o açúcar pode aparecer de várias formas: xarope de glucose, açúcar invertido, etc), além dos aromas sintéticos de frutas.

Sei que muitas pessoas acham muito mais prático comprar as barrinhas industrializadas no supermercado do que fazer a sua própria barrinha em casa. De fato em alguns momentos é. E tem sim algumas barrinhas realmente saudáveis, mas que acabam sendo bem mais caras também. Dica: sempre leia a lista de ingredientes do que tu consome e sempre lembra da regra do decrescente.

Faz algum tempo que não como barrinha de cereal, mas muita gente come achando que está ingerindo a coisa mais saudável de todas…E achei que devia abordar esse assunto aqui. Consumimos muito alimento processado hoje em dia. Não temos tempo de preparar os alimentos e com isso estamos ficando cada vez mais doentes. Por isso, vou ensinar uma receita bem prática de barrinha de cereal. Ela pode ser guardada por até 3 dias em um vidro bem fechado. Ela não leva nenhum tipo de açúcar, mas se quiser pode acrescentar 1 colher de sopa de açúcar mascavo (que é infinitamente melhor do que qualquer um dos açúcares usados nas barras industrializadas), mas eu achei ótima e super saborosa sem.

A banana é uma fruta que eu amo! Encontrada em abundância no Brasil e barata em qualquer estação. Rica em potássio, vitamine B6 e fibra.

1

Ingredientes:

– 3 bananas amassadas com um garfo (quanto mais madura a banana, mas doce a barrinha vai ficar)

– 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

– ½ colher de chá de sal

– 2 xic de aveia em flocos

– 4 tâmaras picadas (se quiser pode substituir por uva passa, damasco ou qualquer fruta seca da sua preferência)

– ½ xic de amêndoas (ou qualquer nut da sua preferência)

– ½ colher de chá de noz moscada ralada

– ½ colher de chá de canela

2

Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea. Unte uma forma retangular com um pouquinho de óleo de canola e transfira a massa para a assadeira. Alise a massa até que ela preencha toda a assadeira.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno, transfira para uma tábua e corte em formato de barrinhas.

5

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , ,

13 pensamentos sobre “Barrinhas de Cereal Saudáveis

  1. Fe, ótima reflexão e é uma coisa que penso sempre.
    Fico muito apavorada com o ‘lixo’ que são os alimentos que a gente compra.
    Sempre uso o exemplo do café com leite em pó da Nestlé, que eu consumo e realmente é puro açúcar. No carnaval comprei um simila rno Uruguai e fiquei muito surpresa com a qualidade, o gosto infinitamente melhor e o açúcar quase 0.

    Agora imagina isso em tudo! Acho que as leis deveriam olhar mais pra isso…

    beijo!

    • blogquintal disse:

      A indústria de alimentos no Brasil é uma palhaçada! Isso que nem falei dos laticínios que são os piores…O jeito é a gente conhecer mais o que consome e fomentar o negócio de pequenos produtores que fazem da forma correta, sem tanto impacto ambiental e um produto de qualidade.

  2. Leticia Almeida disse:

    Com certeza irei fazer. Já estava pensando em fazer a minha própria barrinha, achei essa receita super fácil.

  3. sofia disse:

    adorei a receita, fiz e ficou ótimo!!

  4. Ione Souza disse:

    Achei essa receita bem simples, irei fazer essa semana, pras minhas crianças levarem pro lanche da escola. Também concordo com você, consumimos produtos que nem sabemos o que são na realidade. Gostei do blog. Um abraço.

  5. Maria Cabrita Teixeira disse:

    Bom dia,

    Vou fazer hoje. Para quantas barrinhas deu?

    Obrigada

  6. Gabriela disse:

    Encontrei o blog por a caso e adoreii, tanto a receita quanto o blog, parabéns!
    Já encontra-se nos meus favoritos, e a primeira receita a ser feita vai ser a das barrinhas.
    Abraços

  7. MAIRA disse:

    bom diaaa!!
    Achei o maximo essa receita, mas eu gostaria de saber qual o tempo de conservação, dessa barrinha, pois viajo e passo a semana inteira fora sem poder cozinhar, geralmente levo barrinhas compradas que me suprem por toda a semana. se eu fizer esta, sera que dura uns 5/ 6 dias????
    aguardo e desde ja agradeco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: