English Muffin e Geléia de Blueberry

10

Bom dia!

Já não é segredo que uma das minhas refeições favoritas é o café da manhã. Domingo acordei cedo e fiz pão e geléia! All homemade 🙂 A receita do english muffin é de um livro bem bacana de bakery.

O english muffin foi criado na era Vitoriana na Inglaterra e, diz a lenda, que era feito com sobras de massa de pão e assados na chapa para os serviçais comerem. É um pãozinho feito na chapa e que não vai ao forno. São ótimos para comer com manteiga e geléia ou como base para os ovos benedict.

9

12

Geléia de Blueberry

– 300g de blueberry (mirtilo)

– 4 colheres de sopa de açúcar demerara

– 150ml de água

– Suco de meio limão

Em uma panela misture o blueberry, o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo mexendo vez ou outra até que as frutas quase dissolvam (eu gosto quando elas ainda ficam inteiras, mas podem deixar mais tempo se preferirem as frutas mais desmanchadas) e a calda fique grossa. Retire do fogo e acrescente o suco de limão. Misture bem e armazene em vidros com fechamento hermético.

Obs.: usei açúcar demerara, pois ele é mais saudável que o branco refinado, mas podem usar açúcar branco se preferirem.

1

2

3456

English Muffin

– 2 e 1/2 xic de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento seco para pão

– 1 colher de sopa de sal

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

– mais ou menos 4 colheres de sopa de semolina

Em uma tigela, misture 1 e 1/4 xic de água morna com o fermento. Deixe agir por 5 minutos. Em outra tigela misture a farinha e o sal. Acrescente a mistura de fermento junto com a farinha e por fim a manteiga derretida. Misture bem com as mão até formar uma massa leve e flexível (cerca de 5 minutos), una a massa em formato de bola. Coloque a massa em um recipiente, passe um pouco de manteiga em cima para não grudar e cubra com um plástico ou pano de prato. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

7

Após 1 hora, abra a massa em uma superfície enfarinhada com semolina. Use um copo ou xícara para cortar os círculos de massa. Deixe os círculos descansarem por mais 20 minutos. Enquanto isso, ligue o forno e aqueça uma frigideira ou chapa. Unte a frigideira com um pouco de manteiga e doure os discos de massa por mais ou menos 3/5 minutos de cada lado. Assim que colocar na chapa, use uma tampa de panela e feche. A massa vai estufar e crescer. Doure o outro lado e leve para uma assadeira. Deixe os muffins no forno aquecido até acabar de dourar todos (não deixe o forno ligado. Aqueça e desligue, para que o pãozinho fique quente, mas não asse).

8

11

13

Anúncios
Etiquetado , , , ,

12 pensamentos sobre “English Muffin e Geléia de Blueberry

  1. Lucy disse:

    Fefs, isso é sacanagem para uma segunda-feira de dieta, hahahaha!!! Se não estivesse fazendo a Dukan, faria amanhã!!! Lindo demais!!!!!
    Bjokas

  2. Bruna disse:

    Que delíciaaaaaaaaa!!! Bem que podia ser o cardápio para o próximo encontrinho das girls!!! rsrsrs!

  3. Frida Lúcia disse:

    OI conheci teu blog hoje, e já fiquei fã, não conhecia este pão, certamente vou fazer, fiquei com agua na boca. Obrigada por partilhar. Uma boa semana!!!

  4. Leticia Almeida disse:

    Este pãozinho parece delicioso…vou tentar fazer. Conheci o seu blog recentemente e já li tudo!
    Parabéns pelo capricho e cuidado, as fotos são lindas!

  5. LuRodrigues disse:

    Fê, morri afogada na baba por esse pãozinho. Preciso fazer, mas não me atrevo porque é certo que vai ficar bem diferente do teu, que tá lindo na foto. Mas se tu quiser fazer de novo e me vender, eu compro [:-D Beijão

    • blogquintal disse:

      Oi Lu! Claro que tu consegue! Não é muito difícil e quase não precisa sovar.
      Com certeza vou fazer mais vezes, porque além de bonitinho ele é super gostoso e salgadinho 🙂 Daí te convido pra um café da manhã lá em casa!

  6. Bom dia!
    Minha esposa me apresentou a receita que viu no seu blog, e testamos no final de semana. Muito bom, no início fiquei preocupado, pois a massa é bem grudenta, e difícil de manusear, mas o resultado ficou delicioso!

    Parabéns pelo blog, pelas belas fotos, e receitas.

    Abs!!

    • blogquintal disse:

      Oi Maurício!
      Realmente, a massa fica bem elástica e grudenta, mas com a semolina ela vai se moldando 🙂 Que bom que fizeram e gostaram! Volte sempre por aqui.
      Bjs

  7. Anna Medeiros disse:

    A quantidade de sal está correta? É mesmo 1 colher de sopa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: