Sanduíche de almôndega com mostarda em grãos

Eu adoro sanduíche. Acho uma refeição super justa, honesta e completa!

Esse sanduíche de almôndega foi uma invenção minha, e modestamente ficou divino! Ótimo para aqueles encontros com os amigos pra ver jogos na TV.

Para as Almôndegas:

– 500g de carne moída

– ½ cebola picada

– 1 dente de alho bem picadinho

– 1 colher de sopa de salsinha picada

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de farinha de rosca

– Sal e pimenta a gosto

Em um bowl misture a carne moída crua com a cebola, o alho e a salsinha. Acrescente o ovo, a farinha de rosca e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos até que fique uma massa homogênea e que não grude. Faça as bolinhas de almôndegas com as mãos, como se estivesse enrolando um brigadeiro. Eu fiz bolinhas pequenas já que iriam no sanduíche, mas vocês podem fazer do tamanho que quiserem.

Em uma panela grande, encha até a altura de uns 4 dedos com óleo de canola ou de girassol e leve em fogo médio, até aquecer. Coloque algumas almôndegas e doure de todos os lados. A panela não deve ficar cheia de almôndegas para a carne não soltar água e cozinhar as almôndegas, ao invés de fritá-las.
Depois de dourar, transfira as almôndegas para um prato com bastante papel toalha e reserve.

Para o molho de tomate

– 5 tomates italianos

– 1 cebola picada

– ½ xic de massa de tomate

– 1 xic de água quente

– Azeite

– Pimenta cayena

– Sal a gosto

Com uma faca bem afiada, faça um corte em X na base de cada tomate cru, conforme a foto abaixo. Coloque os tomates em uma panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare um bowl com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os no bowl. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador retire as sementes. Não enxágüe os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Agora é só cortar os tomates em cubinhos. Em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola picada e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Em seguida, coloque todo o tomate picado na panela e misture bem. Acrescente a massa de tomate e água quente. Mexa bem e tempere com sal e pimenta cayena. Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água (adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário). O molho tem que ficar bem espesso e com menos água possível.

Para montar o sanduíche

– Pão baguette

– Mostarda em grãos (eu usei a da marca Maille que é ótima!)

– Almôndegas (receita acima)

– Molho de tomate (receita acima)

– Mussarela de búfala

Abra a baguette ao meio, com uma faca passe uma quantidade generosa da mostarda (não se preocupe, pois essa mostarda é bem mais fraca do que as normais), coloque as almôndegas, o molho de tomate e por cima a mussarela de búfala. Leve para o forno só até derreter a mussarela e deixar o pão mais crocante. Retire e está pronto!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

5 pensamentos sobre “Sanduíche de almôndega com mostarda em grãos

  1. Ricardo disse:

    Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Josi disse:

    E eu acabo de comer um sanduiche meia-boca do bar da ufrgs… Me sinto péssima agora vendo esse aí…

  3. Deu aguinha na boca!!

  4. Cynthia Pinheiro disse:

    Fê, achei demais!
    Estou a semanas com vontade de comer almôndegas, depois de ler tua receita…quase morri de água na boca…resultado vou fazer amanhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: