Panna Cotta

Foi no Vale dos Vinhedos, mais especificamente na Casa Vanni, que comi a melhor panna cotta da minha vida. Daquelas bem italianas, legítimas, sem frescura e inacreditavelmente cremosa. Desde então venho testando algumas receitas e acho que agora cheguei em uma versão bem gostosa e cremosa.

Já comi bastante panna cotta gelatinosa e é exatamente isso que não gosto. A panna cotta é um doce italianíssimo que significa literalmente nata (panna) cozida (cotta), e nada mais justo do que manter a cremosidade que ela deveria ter.

Pra fazer uma panna cotta não precisa ter grandes habilidades gastronômicas e sim excelentes ingredientes. Eles é que vão fazer toda a diferença. Um creme de leite ou nata frescos com pelo menos 35% de gordura láctea, leite integral e fava de baunilha.

Como acompanhamento os italianos usam caldas ou geléias de frutas (eu acho que fica ótimo com calda de amora), mas resolvi testar uma calda de caramelo com limão, que vi no programa do Chuck.

Ingredientes para a panna cotta

– ½ xic de leite integral

– 1 colher de chá rasa de gelatina incolor sem sabor

– 2 e ½ xic de creme de leite fresco (com 35% de gordura láctea)

– ½ xic de açúcar

– 1 fava de baunilha

Misture o leite quente com a gelatina até dissolver e reserve. Abra a fava e com a ponta da faca retire as sementes. Em uma panela misture o creme de leite, o açúcar e a baunilha (semente e favas). Leve em fogo médio até começar a ferver. Assim que ferver desligue o fogo e deixe parado por 15 minutos com a panela tampada. Depois dos 15 minutos, volte com a panela em fogo médio e acrescente a mistura de leite com gelatina e misture até dissolver (não deixe ferver novamente). Retire do fogo e coe para um outro recipiente para esfriar. Separe o creme em 4 potes médios e leve a geladeira por pelo menos 6 horas. Retire e coloque o caramelo e a laranja.

Ingredientes para o caramelo de limão

– 1 xícara de açúcar de confeiteiro

– 2 colheres de sopa de manteiga

– Suco de 1 limão

– 3 colheres de sopa de creme de leite fresco (ou mais, se quiser o caramelo mais cremoso)

Em uma panela pequena, acrescente o açúcar de confeiteiro e deixe por 5 minutos até derreter e dourar. Adicione a manteiga, o suco de limão e mexa. Depois acrescente o creme de leite e incorpore na mistura. Desligue o fogo e deixe descansar por 2 minutos.

Para servir: Sirva a panna cotta com a calda de caramelo de limão e guarnição de laranja.

Anúncios
Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Panna Cotta

  1. Gosto desta dica. Vou investir.

  2. allmayloves disse:

    QUERO PROVAR!!! )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: