Bolo de Banana Caramelada

Dias atrás resolvi organizar os armários da cozinha e acabei encontrando alguns dos meus livros de receitas, que devo ter desde uns 13 anos. É uma coletânea de receitas das minhas avós, da minha mãe, de programas de culinária que eu adorava e outras que eu criava e fazia em casa. Comecei a folhear e voltei pra um tempo muito gostoso da minha vida. Desde lá a cozinha era a minha terapia.

Por isso, hoje eu trago pra vocês uma super receita de família. Um bolinho muito saboroso com cobertura caramelada de banana.

Ingredientes:

Massa

–       3 ovos

–       1 xic de açúcar

–       2 xic de farinha de trigo

–       1 xic de leite

–       ½ xic de óleo de canola

–       1 colher de chá de fermento bem cheia

Para a calda

–       ¾ xic de açúcar

–       ½ xic de água morna

–       4 bananas fatiadas

No liquidificador bata os ingredientes líquidos: os ovos, o leite e o óleo. Apenas pra misturar mesmo, não precisa bater muito. Em um bowl misture os ingredientes secos: o açúcar, a farinha e o fermento.  Com um fuê, misture os molhados com os secos até que forme uma massa homogênea. Reserve.

Leve ao fogo médio uma panelinha com o açúcar da calda e deixe derreter, mexa um pouco e acrescente a água morna. Deixe a água e o açúcar se misturarem, mexendo a panela (não mexa com nenhum utensílio nessa etapa). Quando o açúcar estiver todo derretido e com uma cor bege quase caramelo, retire do forno. Está pronta a calda caramelada.

Unte uma forma de sua preferência (eu usei uma forma média redonda).  Corte as bananas em rodelas e forre o fundo da forma. Acrescente a calda de açúcar em cima das bananas e depois, cuidadosamente, acrescente a massa do bolo. Leve em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 a 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos. Desenforme com cuidado para que todas as bananas e a calda fique em cima do bolo (é importante desenformar ainda quente para que a calda deslize no bolo).

Anúncios
Etiquetado , , ,

5 pensamentos sobre “Bolo de Banana Caramelada

  1. tita lopes de vasconcelos disse:

    Essas receitinhas são mto legais!!!! Deve ficar uma delícia!!!!

  2. Val Otoni disse:

    Vou te contar uma coisa, achar seu blog me fez realizar o sonho culinário de fazer um bolo com calda caramelizada. Eu não conseguia de jeito nenhum, sempre desmontava todo, grudava todo, faltava calda, era terrível. Vi seu blog num retuíte de uma empresa de decoração e comecei a mexer em tudo. Achei esse bolo e não parei de pensar nele. Até que hoje eu resolvi fazer, mas não tinha banana, troquei por maçãs verdes seguindo seu trajeto. Ficou tão lindo, mas tão lindo que meu bebê de 1 ano e 4 meses fez som de suspiros quando viu em cima do fogão. Eu não preciso de aprovação melhor que essa, né?
    Vida longa para seu blog, saúde e paz para você.

    Abraços

    • blogquintal disse:

      Nossa Val! Que lindo depoimento! Isso me dá cada vez mais inspiração para continuar compartilhando receitas bacanas com vocês 🙂
      Bem-vinda ao quintal!
      Bjs

  3. Thalita disse:

    Eu fiz! 🙂
    Só que, as minhas bananas não ficaram por cima como as suas, elas “entraram” na massa… uma pena.
    E eu tive a “brilhante” idéia de fazer em forma de fundo removível, o meu caramelo vazou no forno… ai ai, vai ser uma tristeza pra limpar, rs.
    Mas, fora esses imprevistos, ficou delicioso.
    Tentarei fazer novamente, pra ficar lindo assim como o seu! 🙂
    Adoro suas receitas!!!

    • blogquintal disse:

      hehehehe!
      Thalita estando gostoso é o que vale! Talvez a tua massa tenha ficado muito líquida, por isso as bananas entraram nela. Tu mudou alguma coisa da receita?
      Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: