Vale dos Vinhedos – Gastronomia

Além do vinho, uma das principais atrações no vale é a gastronomia. E não estou falando só de restaurantes, mas também de produtores de cogumelos, queijos, frutas, doces e massas.  Tivemos o privilégio de comprar direto dos “colonos”, praticamente dentro da casa deles e aprendemos um pouquinho da lida no trabalho rural e artesanal que eles fazem. Todos são muito receptivos e adoram explicar como produzem e processam seus produtos.

As opções gastronômicas estão tanto no vale, quanto no caminho de pedras. O caminho de pedras foi criado com o objetivo bem turístico. Explorando a cultura italiana e tradições gaúchas.

Restaurantes:

CASA VANNI

Disparado o que mais gostamos. Uma casa antiga de madeira com porão de pedras, tipicamente italiana. O restaurante fica no porão e tem um jardim lindo para as crianças ou para quem está aguardando mesa. O cardápio tem no máximo 7 pratos quentes (gosto de restaurantes que tem poucas opções, parece mais focado), todos igualmente deliciosos. Primeiro veio a entrada com pães, palitinhos crocantes e um patê de atum muito bom! Depois escolhemos os pratos principais, eu fiquei com o risoto de cogumelos selvagens com hortelã e o Wagner um nhoque a bolonhesa. A sobremesa foi um dilema total, eu queria todas! Mas acabei escolhendo a panacota com calda de amoras que veio dentro desse vidro fechadinho lindo de morrer. A sensação era de comer direto do pote, como se tivesse raspando o restinho que sobrou na geladeira. Também tinha doce de abóbora, sagu e tiramisu.

Linha Palmeiro, 795
Caminho de Pedras
Fone (54) 3455.6383

VALLE RÚSTICO

Sábado à noite reservamos um menu no restaurante Valle Rústico. Fica um pouco fora da rota Via Trento e Estrada do Vinho, mas vale a pena! O restaurante fica em um sítio mais afastado e só atende com reserva. Escolhemos o menu do dia:

Antepasto: bruschettas tradicionais

Entrada: folhas verdes em redução de balsâmico, mel e limão

Primeiro prato: risotto milanês

Segundo prato: filé ao molho barbecue caseiro guarnecido com batatas ao alecrim

E pra finalizar um brownie de chocolate, nozes e amêndoas com sorvete artesanal de erva doce.

Linha Marcílio Dias, s/nº
Fone (54) 8123.0080

Também fomos no Mamma Gemma que serve uma sequência de massas bem boa.

O caminho de pedra inicia pela Casa do Tomate, onde eles fazem todos os produtos imagináveis com tomate, desde molho até sorvete. Tudo orgânico e caprichado.

Casa das Massas: massas caseiras

Casa da Ovelha: super bonitinha. É onde se produz todos os queijos (pecorino, feta, etc), iogurtes e outros produtos derivados da ovelha e que leva a marca Casa da Ovelha, vendidos no Brasil todo. Difícil de acreditar que aquela fazendinha tem todo esse potencial de produção.

Casa da Tecelagem: mostra todo o processo de tecelagem antiga.

Casa da Erva-mate: produção de erva-mate com a força de um moinho, como antigamente.

Casa de Madeira: delicatessen.

Fora do caminho de pedras também tem a Queijaria Valbrenta que produz queijos gourmet. Degustamos todos e trouxemos muito queijo pra casa. Reggiano, grana padano, gouda ao vinho, e queijo fundido temperado com alho e salsa. Vale muito a parada.

Cogumelos da Serra: logo acima da nossa pousada encontramos uma produtora super pequena de cogumelos. A estufa fica na frente da casa dela e é tudo super artesanal e manual. Ela vende cogumelos paris in natura e em conserva.

Anúncios
Etiquetado ,

11 pensamentos sobre “Vale dos Vinhedos – Gastronomia

  1. Diego disse:

    Muito legal Fe. Adorei o blog.
    E ainda mais ver o Casa Vanni por aqui. Adoro esse lugar.
    Bjs
    Diego

  2. May disse:

    Fê, que bom que curtiu a dica do Vanni! Nós adoramos também. : )

  3. celita lopes de vasconcelos disse:

    Oi Fê, adorei teu blog, que dicas e lugares encantadores,viajei um pouquinho também!! Bjinhos

  4. […] no Vale dos Vinhedos, mais especificamente na Casa Vanni, que comi a melhor panna cotta da minha vida. Daquelas bem italianas, legítimas, sem frescura e […]

  5. disse:

    Oi Fê
    qual a posuda que você ficou?

    Bjs

  6. Camila disse:

    Mais uma dúvida Fê o restaurante Valle Rústico é muito longe do Vale? Mais ou menos quantos quilômetros? Nós não encontramos o endereço para ter uma ideia! Mais uma vez muito obrigada! Beijocas!! 😉

  7. Camila disse:

    Oi Fê!
    O link não está abrindo! 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: