Vale dos Vinhedos – Vinícolas

Hoje vou falar um pouquinho sobre as vinícolas do Vale dos Vinhedos.

São muitas! É uma do lado da outra ao longo do caminho da Via Trento e Estrada do Vinho. Começamos pela Miolo, que é uma das maiores. Fizemos o passeio completo, começando pela área onde o vinho fica fermentando, depois fomos para o envelhecimento nos barris de carvalho e no final entramos nas caves, onde o vinho fica descansando já nas garrafas e o onde o espumante faz o processo de decantação. A produção é extremamente manual e cheia de pontos críticos, quase poético.

Depois da explicação de como os vinhos e espumantes são feitos, fomos pra nossa parte preferida: a degustação. Lá provamos dois vinhos tintos, um branco e uma espumante. No final da degustação fomos pra lojinha e a vontade era comprar tudo 😉

Depois da Miolo, pulamos todas as explicações e fomos direto para a degustação e lojinhas das outras vinícolas. Don Laurindo, Pizatto, Casa Valduga, Marco Luigi, fora as menores.

Fiquei bem impressionada como os vinhos gaúchos são premiados. Produzimos o melhor merlot do mundo. Temos um dos melhores espumantes, comparado ao Veuve Clicquot e produzimos o melhor vinho já produzido em vinícolas brasileiras. Voltamos com muitas garrafas para passar o nosso inverno bem abastecidos.

Anúncios
Etiquetado , ,

7 pensamentos sobre “Vale dos Vinhedos – Vinícolas

  1. Ola… parabéns pelo blog, faz tempo que não vejo tanta matéria de qualidade com fotos fabulosas… Poxa foi de encher os olhos e me deixar mais faminto!
    Atenciosamente:
    Rodrigo Cacholi

  2. augusto. disse:

    Fê, não deixa de visitar a Casa da Ovelha. O tour é pequeno, mas quando eu fui fiquei enchendo o saco do guia com perguntas. É impressionante que daquela propriedade minúscula saem todos os produtos deles. E claro, no final tem aqueles iogurtes e queijos maravilhosos deles.

  3. Camila disse:

    Oi Fê!
    Eu e meu marido estamos pensando em ir para o Vale dos Vinhedos no final de abril! Então queria ver com vc se vcs passaram pelas vinícolas sozinhos ou em grupo, como funciona isso, a gente pode chegar, apenas um casal e pedir para conhecer? Desde já agradeço!! Beijocas 😉

    • blogquintal disse:

      Oi Camila!
      Vais adorar o vale do vinhedos 🙂 Vocês podem ir sozinhos sim. Nós também fomos sozinhos. Normalmente todo mundo faz por conta, e quando chega na vinícola os caras esperam ter um grupo grande pra iniciar as visitas. É muito tranquilo!
      Bjs

  4. Camila disse:

    Ai Fê! Muito obrigada! Eu estou super animada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: