Creme de lavanda, limão e baunilha

Eu tava louca para testar a lavanda que ganhei da Marília na semana passada.

Aproveitei esse final de semana para ir pra cozinha e criar alguma coisa delicada e aromática!

A lavanda é muito utilizada na cozinha francesa e até os americanos se arriscam bastante com essa plantinha. Elas são originárias do mediterrâneo, mas hoje em dia crescem em muitas regiões do mundo. É uma planta muito fácil de plantar e cuidar (eu já plantei a minha na casa da minha mãe).

Aqui no sul, a cidade de Morro Reuter é conhecida como a cidade da lavanda. Tem até a Festa Nacional da Lavanda, que acontece em novembro. Na próxima vou dar uma passada lá pra conferir.

Mas voltando ao creme, ele ficou simplesmente DELICIOSO! Fica com textura de mousse bem consistente.

Combinei a lavanda com limão e um toque de baunilha. A lavanda entra na receita para “perfumar” o creme. Ela tem que ser usada com moderação pra não ficar forte demais, o que pode estragar toda a receita.

Ingredientes:

–       2 xic de creme de leite fresco (de preferência os que vem em garrafinha)

–       6 gemas de ovo

–       1 favo de baunilha

–       Raspas de 1 limão siciliano

–       1 colher de sopa de lavanda desidratada (especial para culinária)

–       ½ xic de açúcar

–       1 pitada de sal

Em uma panela, misture o creme de leite, as raspas de limão e a lavanda. Leve ao fogo médio e deixe ferver, mexendo de vez enquando. Depois que ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Reserve.

Em um recipiente grande, bata vigorosamente as gemas de ovos com um fuê, por aproximadamente uns 3 minutos ou até os ovos ficarem fofos e crescerem um pouco. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, fazendo uma gemada. Coe a mistura do creme que esta na panela e acrescente a gemada aos poucos. Misture bem, até que fique homogêneo.

Distribua o creme em porções pequenas, em recipientes que possam ir ao forno (eu usei ramequins). A receita rende umas 6 porções. Distribua os ramequins em uma assadeira e acrescente água quente na base para fazer uma espécie de banho maria. Tape individualmente os ramequins com papel alumínio para que o creme não queime em cima. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 220°C por 20 a 25 minutos.

Remova os ramequins do forno e deixe resfriar por 30 minutos. Quando estiverem frios, cubra cada um com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva gelado, com um pedacinho de limão e, se quiser, com um pouquinho de lavanda seca por cima. Fica fino, lindo e gostoso!

Anúncios
Etiquetado , ,

5 pensamentos sobre “Creme de lavanda, limão e baunilha

  1. Lua disse:

    Fe, eu tô muito orgulhosa de ti e muito feliz por tu tá focando a tua energia criativa numa coisa que tu gosta! Já estás colhendo os frutos!! By the way, entrei aqui pra ver se acho uma receitinha boa de janta hehehe. besos mil, Lu

  2. Lua disse:

    Fe, tô muito orgulhosa de ti e muito feliz por estares focando tua energia criativa numa coisa que gostas!! Já estás colhendo os frutos!! By the way, entrei aqui pra ver se achava uma receitinha boa de janta hehehe!! besos mil, Lu

  3. Mari Toson disse:

    Amiga, quero uma prova física desta receita! Imagino que o sabor deva ser delicado e adocicado!!!

  4. […] Já fazia um tempo que eu queria desenvolver uma receita com lavanda de novo. Já fizemos uma aqui, lembram? O bolo é de base amanteigada do livro CAKE e ficou uma delícia com essa caldinha de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: