Delícia para o Dia das Mães

Tá ficando cada vez mais difícil sair pra almoçar no Dia das Mães. Restaurantes lotados, filas imensas para conseguir uma mesa…uma maluquice. Por isso, nessas datas festivas, a melhor coisa é fazer algo pra mamis em casa mesmo.

Como domingo já é um dia suuuper preguiçoso, além de ser o dia das mães, nada melhor do que acordar tarde e preparar um belo brunch, hein?

E eu tenho a receita perfeita: os clássicos ovos Benedict.

Muitas historias são contadas para explicar a origem dos ovos Benedict. Uma das mais comuns é que na virada do século XIV o casal Benedict ia sempre ao famoso restaurante Delmonico’s em Nova York. Um dia, o Sr. Benedict perguntou ao maitre se poderia fazer alguma coisa diferente no preparo dos ovos para o brunch. Nesse dia, o chef criou o que se conhece hoje como ovo Benedict.

A minha receita é uma adaptação de várias.

Pra quem nunca fez, esse video da Martha Stewart ajuda muito!

MOLHO HOLANDÊS

– 3 gemas

– 1 e 1/2 colher de sopa de suco de limão siciliano

– 1 e 1/2 colher de sopa de água

– 70g de manteiga derretida (eu coloco menos manteiga do que as receitas pedem)

– Sal a gosto

Derreta a manteiga em uma panelinha ou no micro-ondas. Reserve. Coloque um pouco de água em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo. Enquanto isso, coloque as gemas e a água numa tigela. Coloque a tigela sobre a panela para fazer um banho maria. Ela deve encaixar na panela, sem encostar na água. Com um fuê bata vigorosamente, até começar a engrossar (mais ou menos 3 a 4 minutos). Retire a tigela do banho maria, acrescente o limão e a manteiga derretida aos poucos e batendo bem. O molho deve ficar bem incorporado. Tempere com uma pitada de sal.

OVOS POCHÊ

– 2 fatias de pão de forma (ou qualquer outro pão. Se tiver use english muffin, pois é o original da receita)

– 2 fatias de presunto cozido ou salmão defumado

– 2 ovos

– Páprica picante a gosto

Leve ao fogo médio uma frigideira alta cheia de água (coloque na menor boca do fogão). Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo. Enquanto isso, coloque o pão na torradeira. Quebre o ovo gentilmente na água quente. Repita com o outro ovo. Quanto menos água se movimentar melhor, menos a clara se separa. A medida que ela for cozinhando e ficando branca, vá colocando (com uma escumadeira) a clara sobre a gema delicadamente (folding). Ao todo o ovo deve cozinhar por no máximo 4 minutos. Enquanto isso, coloque as torradas no prato, cubra com as fatias de presunto ou salmão. Com uma escumadeira, retire os ovos da frigideira (vale a dica da Martha Stewart de colocar sob um pão para que ele absorva a água) e em seguida coloque em cima do presunto/salmão, regue com o molho holandês e polvilhe a páprica por cima.

Tenho certeza que vocês vão fazer sucesso com essa receita de ovinho super gourmet.

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: